ORIGEM

A Sociedade filarmônica Pe. Manoel Araújo foi fundada em 11 de janeiro de 2001, com a finalidade de promover o desenvolvimento da arte musical entre os jovens do município.

Criada a partir de um projeto de expansão de  bandas da Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe, a Associação hoje desenvolve trabalhos de educação musical gratuito a toda a comunidade do município, uma banda de Música ativa com 40 jovens que apresenta-se frequentemente em eventos, além de manter um projeto de inclusão social com aulas de percussão através do Projeto Pátria Amada(projeto também criado pela Associação), selecionado pelo programa BNB de Cultura/edição 2006.

É mantida com recursos dos 60 jovens associados e Prefeitura Municipal de Ribeirópolis, tem como maestro desde a sua fundação o Sub. Tenente da reserva do Exército Brasileiro Antônio Silva dos Santos e como presidente o Sr. Odair José da Silva.

No ano de 2009, obteve o título de campeã estadual na categoria banda juvenil de concertos e Vice-campeã nacional a mesma categoria.

Em 2010, sua grande conquista: CAMPEÃ NORTE/NORDESTE na categoria Banda Musical Juvenil, no estado do Ceará.